CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
UM REMÉDIO CHAMADO SORRISO
O rir é um assunto extremamente sério. Nós não temos ideia de quanto este dispositivo tão importante para a vida e, infelizmente tão escasso ultimamente, tem um poder curativo tão significativo.
Não é de admirar que quando sorrimos, mesmo em momentos não tão interessantes, sentimos um pouco mais leve, mais capaz de continuar.
O sorrir faz com que entremos no plano das possibilidades. Sabe por quê? O humor nos abre para um novo aprendizado, revela Daniel Siegel, no livro A sabedoria do agora. E o autor continua: “O sorriso faz com que o aprendizado dure mais tempo à medida que crescem no cérebro novas conexões durante esse estado aberto, constrói confiança e nos une uns aos outros. Tudo a partir de uma risada” (SIEGEL, 2021, p. 336).
Ou seja, sorrir é um ótimo plano de vida. Então eu te pergunto: quando você deu sua última gargalhada? Foi em qual circunstância? Quem estava presente? Como você se sentiu?
Mas como sorrir em um mundo tão caótico, violento, sem esperança e totalmente dominado pelo descontrole?
Perguntaram ao Dalai Lama a respeito do porquê da felicidade dele, do sorriso sempre presente, quando o mundo está em declínio. Ele respondeu: “não era apenas apesar do sofrimento do mundo que ria e encontrava alegria a cada dia, mas sim por causa do sofrimento” (SIEGEL, 2021, p. 339).
A resposta de Dalai Lama nos faz pensar que se o sorriso não existir, o sofrimento do mundo vencerá. Se não encontrarmos humor em todas as circunstâncias da vida, certamente afundaremos e isso não deve acontecer, pois a vida vale muito a pena.
Um grande abraço para você!
Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista
Youtube: @conversaspsicanalíticas

Comentários
Postar um comentário