FREELAS: nova moeda e sistema de gamificação geram mais oportunidades de trabalho para mulheres

        FREELAS: nova moeda e sistema de gamificação geram mais oportunidades de trabalho para mulheres


Plataforma conecta mulheres e propósitos fomentando a equidade de gênero em empresas de todo o Brasil




Uma rede de conexão profissional, cujo foco principal é proporcionar oportunidades de trabalho e autonomia para as mulheres. Assim é o FREELAS Conecta, plataforma que disponibiliza vagas de empresas para contratações efetivas e freelancer para mulheres criativas de todo o Brasil. O hub inova mais uma vez e acaba de lançar a moeda FREEDA. Sempre que uma associada compartilhar seu conhecimento, indicar freelas e clientes, contratar ou executar ações que apoiem a rede, acumulará moedas para acessar benefícios no FREELAS.


A iniciativa aplica o chamado sistema de gamificação, uma tendência que tem conquistado cada vez mais espaço em diferentes áreas, da educação até o mundo dos negócios. Trata-se da aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos que não estão relacionados a eles. Faz uso de desafios, recompensas, rankings, narrativas e interações para engajar e motivar pessoas em diferentes atividades.


No caso do FREELAS Conecta, a lógica da gamificação é aplicada em prol da colaboração e da autonomia feminina: todas as ações dentro da plataforma são contabilizadas, geram benefícios e tornam a comunidade cada vez mais integrada, capacitada e fortalecida.




“A empresa acredita no poder da colaboração para o desenvolvimento mútuo. Por isso, agora também, quanto mais cada mulher contribuir com a comunidade, mais vantagens poderá obter. Seja uma profissional da nossa base de talentos ou uma colaboradora das empresas associadas, a ideia é conectar as mulheres para que elas possam se desenvolver juntas. Oferecendo mentorias, participando de formações ou contratando outras mulheres”, afirma Sophia Prado, CEO da Feelas Conecta, sublinhando o conceito de economia colaborativa, cuja ideia é demonstrar que existem outros recursos que são tão valiosos quanto o dinheiro, como o tempo, o conhecimento e as relações.


Mais sobre FREELAS


O FREELAS Conecta foi criado em junho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, e é a única plataforma do Brasil que tem como foco a economia criativa e a equidade de gênero. Após enfrentar a crise mundial, possui hoje mais de 500 profissionais (mulheres) ativas e uma robusta carteira de clientes com empresas como Rede Globo, Petrobras, Play9 e Cultura Inglesa.


A plataforma surgiu para agilizar o contato entre empresas que buscam contratar serviços e projetos criativos a profissionais de todo o país. O objetivo é inserir cada vez mais mulheres capacitadas no mercado de trabalho, bem como oferecer um ambiente virtual para contratar e gerir freelancers de qualidade com agilidade, segurança e impacto social.


Através de um único fornecedor, o FREELAS, as empresas conseguem encontrar e contratar, por exemplo, profissionais de programação, design, marketing e edição a partir de um único contrato e pagamento. As freelancers podem se cadastrar na plataforma de forma gratuita e oferecer seus serviços. Já as empresas, podem fazer contratações por projeto ou no modelo de assinatura.


Sophia Prado: foco na autonomia financeira das mulheres


Doutora em Antropologia, advogada e cineasta, a CEO e fundadora do FREELAS Conecta., Sophia Prado revela que contribuir com a autonomia financeira das mulheres é a grande bandeira do FREELAS Conecta. “Mas entendemos que isso vai além da geração de renda direta. Que isso está, também, na oportunidade de aperfeiçoamento contínuo e na rede enquanto espaço de troca e desenvolvimento colaborativo”, explica a CEO, sublinhando que a desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda é uma realidade em todo o mundo.


De acordo com dados da Catho, 30% das mulheres ainda deixam o mercado de trabalho para cuidar dos filhos no Brasil. “É diante desse contexto que o trabalho freelancer desponta como um caminho fundamental de acesso e complementação de renda para as mulheres, sobretudo para as mulheres que também são mães”, diz Sophia.


Consultora em diversidade e inclusão e mentora em estratégia e design de negócios, Sophia foi a idealizadora e coordenadora pedagógica do projeto Formação para os Novos Tempos (Shell Iniciativa Jovem) e professora de Empreendedorismo Criativo no projeto Mulheres Hipercriativas (OEI).


Atualmente é também diretora e roteirista da série documental “O Mundo Delas”, gravada em 10 países africanos e asiáticos a ser lançada em 2023 pela Programadora Box Brazil (Ancine). Como escritora e pesquisadora, já recebeu prêmios e publicou vários artigos como o conto “Uma Fênix na Cidade Cinza”, premiado no Concurso Literário Américo de Oliveira Costa e o livro “Bandido ou Correria? Performances e narrativas de jovens autores de atos infracionais”.  


Comentários